Você sabia que quando se trata de dinheiro e organização, ter um plano financeiro pessoal é muito importante? O que ele ajuda a realizar na sua vida? Como iniciar a organização financeira?
Ter as finanças pessoais equilibradas é um desafio para milhões de brasileiros. Mas isso é perfeitamente possível. Basta seguir um planejamento, ter maior controle de gastos, dentre outros.
Somente em 2022, o Brasil tinha 69,4 milhões de pessoas inadimplentes, segundo a Serasa. A causa desse dado alarmante é que milhões de brasileiros desconhecem sobre o tema educação financeira. Está preparado para saber de que forma você pode estar organizando suas finanças?

Entenda o quão importante é se organizar e ter um plano financeiro pessoal
Desde já, ter um plano financeiro pessoal é o primeiro passo para se organizar, sair das dívidas, controlar suas receitas e ter mais saúde financeira. Assim, você controla tudo e terá mais tranquilidade.
Um planejamento de suas finanças pessoais lhe permite ir mais longe do que imagina. Você poderá adotar um conjunto de medidas para realizar seus sonhos, como uma viagem, a aquisição de um bem etc.
Se você traçar e seguir o planejamento de suas finanças poderá alcançar sua independência financeira a médio e longo prazo. Basta começar e ter foco nesse propósito.
3 aplicativos gratuitos para usar na gestão do seu plano financeiro pessoal
Pois bem, depois de falarmos do planejamento financeiro pessoal, veja alguns aplicativos que permite gerenciar suas finanças de uma forma eficiente:
– Mobills
O Mobills foi desenvolvido para te ajudar com suas finanças pessoais. Com ele, você se planeja, controla seus gastos, acompanha seus gastos todos os dias e se organiza melhor.
Antes de tudo, este é um dos apps mais usados e mais fáceis de usar. Baixe-o em seu celular ainda hoje e veja quantas funcionalidades interessantes irão te ajudar a equilibrar suas finanças.
Sua vida financeira, agora, está na palma de suas mãos. É um jeito intuitivo e inteligente de se planejar antes de gastar ou comprometer cada centavo seu.
– Organizze
O Organizze é outro aplicativo de finanças que lhe permite saber tudo que acontece com suas finanças. Com ele, você poderá contar com funcionalidades intuitivas para ter suas finanças pessoais em dia.
Basta baixar esse app e começar a usar. Ele é um dos mais acessados, justamente por ser intuitivo e ter os recursos que permitem um planejamento, gastos e quitação de dívidas.
Isso porque ele lhe dá dicas de como alcançar essas condições. E com esse app, você pode ir lançando e controlando todos os seus gastos. Assim, saberá tomar as melhores decisões em relação às finanças.
– Orçamento Fácil
O app Orçamento Fácil é um dos melhores do mercado. Com ele, suas finanças e de sua família terá um salto de melhoria. Há como acompanhar um fluxo contínuo de suas receitas e despesas.
Logo, esse aplicativo lhe dá insights poderosos sobre como se organizar financeiramente, mostrando seus gargalos, dando dicas para gerenciar melhor seu dinheiro e muito mais!
Você pode checar seus gastos todos os dias e saber para onde está indo o seu dinheiro. Ao ter esse controle, você se organiza melhor, pois pode fazer seu planejamento financeiro mensal ou semanal.
5 dicas para iniciar o seu planejamento financeiro pessoal
Um plano financeiro pessoal deve o primeiro passo para organizar e ter suas finanças pessoais equilibradas. Veja como começar a se organizar:
1- Organize seu orçamento
Coloque em ordem em um caderno ou bloco de notas suas finanças. Para isso, use uma planilha, anotando sua renda, despesas e contabilize os investimentos que quer fazer.
Em seguida, veja mais!
2- Organize o seu padrão de vida
Não adianta querer levar um padrão de vida que não se alinha à sua renda mensal, não é mesmo? As contas não vão bater. Sabendo disso, se organize.
Então, faça uma avaliação nos seus gastos semanais e coloque limites neles, veja o que pode ser cortado ou reduzido, combinado?
3- Tenha outra fonte de renda
Procure pensar o que você pode fazer para ter uma segunda ou terceira fonte de renda. Se organize e comece a traçar um plano para isso.
Então, ter uma nova fonte de renda te permite ter as receitas mais equilibradas e você fica menos vulnerável financeiramente.
4- Quite suas dívidas
Procure seus credores e busque negociar e quitar suas dívidas. Grandes especialistas em economias e investimentos são contra as dívidas.
Por isso, procure negociar, parcele as suas pendências e não contraia mais dívidas.
5- Tenha objetivos e metas
Ter objetivos é importante. Assim, você saberá que precisa organizar suas finanças pessoais para alcançar objetivos que são importantes para você.
Pense no que você pode alcançar ou fazer se tiver uma vida financeira mais equilibrada. Dá para fazer muita coisa boa, não é mesmo?
Por isso, comece traçando metas para economizar, avalie bem antes de gastar com itens que são supérfluos e assim por diante.
Para terminar, você conferiu sobre o planejamento financeiro pessoal, sobre 5 dicas para se organizar melhor.
Ter as finanças pessoais equilibradas é importante por vários motivos, dentre eles, há como se planejar para adquirir um bem de maior valor, comprar a casa própria, dentre outros.
Fique aqui no site e veja outros conteúdos como este, combinado? Que tal compartilhar esse post com quem precisa?
Sobre o Autor