Uma mente empreendedora é algo que nem todas as pessoas possuem, porém, é possível treinar nossa mente para se comportar de maneira a ter mais sucesso na vida.
Atualmente muito se fala de empreendedorismo, de como ser o próprio patrão, de que todo mundo pode, mas na hora do “vamos ver”, algumas mentes não se encaixam no que é necessário para empreender.

Partindo do princípio que o empreendedorismo é uma forma de se libertar de padrões sociais e econômicos, tendo renda sem ser em um emprego convencional, mentes mais fechadas podem sofrer um “tilt” na tentativa de se desvencilhar desses conceitos.
É por isso que todo processo precisa ser desenvolvido de forma consciente e, principalmente, de maneira evolutiva, com um conceito novo por vez, e também pode acontecer da pessoa realmente não se dar bem empreendendo, e está tudo bem!
Nem todo mundo nasceu para ser patrão, e nem todo mundo nasceu para ter um negócio próprio, desde que isso seja bem trabalhado e aceito, não existe nada errado em não querer dar esse passo.
Outro ponto importante, é que empreender não pode ser uma fuga do desemprego, mas sim uma coisa pensada que ajudará outras pessoas, ou o sucesso nunca acontecerá.
Mente empreendedora desenvolva a sua em 7 passos e conquiste êxito nos seus projetos:
A boa notícia sobre essa coisa de mente de sucesso é que você pode treinar e aprender como ter pensamentos “fora da caixa” que são a base do empreendedorismo.
Veja abaixo 7 formas para treinar sua mente para ser mais bem-sucedido(a):
1 – ESTUDE sempre
Não importa qual sua área de atuação, aprender sempre será o caminho mais certeiro para o sucesso.
Faça cursos, participe de worskhops, siga algum empreendedor bem-sucedido no seu nicho para ficar por dentro das novidades, e procure sempre ler notícias e informações acerca do seu negócio.
O aprendizado é seu legado único, uma coisa que ninguém poderá te tirar, então invista sempre em conhecimento, que será o melhor investimento que poderá fazer para sua vida, carreira e sucesso!
Tenha sempre como meta ser empreendedor em qualquer aspecto da sua vida.
2 – LEIA bastante
Ler muito é outra coisa que pessoas que possuem mente empreendedora costumam fazer todos os dias.
Aqui, não é apenas ler coisas do seu nicho, mas sim todo tipo de literatura, pois assim, além de ficar com bastante conhecimento em assuntos diferentes, ainda treina seu idioma e aprende escrever melhor.
Leia livros de expansão de consciência, de autoajuda, de ficção científica, quadrinhos, romances e todo tipo de leitura que gostar, pois ler expande e vai ajudar muito no seu processo para ter uma mente empreendedora, além de permite ter visão diferenciada para encontrar oportunidades.
3 – INTERAJA com pessoas compatíveis
Quando falamos de mentalidade para empreendedorismo, é importante interagir com pessoas que estão dentro do mesmo, enfrentando os mesmos desafios.
Assim, participar de grupos de mindset é uma boa maneira de encontrar com pessoas que tem os mesmos ideais que os seus, que não vão dar risada das suas ideias, porque também tem uma visão que vai além.
Somos a média das 5 pessoas que interagimos mais, devido ao inconsciente coletivo, assim se você se relaciona mais com pessoas de mente aberta, também conseguirá manter seus pensamentos avançados ativos.
4 – Não tenha MEDO das mudanças que ocorrem durante o caminho
Empreender é, por si só, uma forma de ser diferente dentro de um contexto social, e até mesmo familiar.
Existe muito medo de mudanças na mente coletiva, assim é importante não ter medo de experimentar coisas novas, mas também é indicado ir fazendo tudo de forma progressiva, com cuidado e, principalmente, planejamento.
Toda longa caminhada começa com um primeiro passo, e se você nunca der esse passo continuará no mesmo lugar.
Normalmente, o medo está relacionado ao ganho financeiro, então ter uma reserva para passar alguns meses, é uma boa maneira de não passar apuros enquanto seu negócio está no começo.
5 – Encontre sempre o lado POSITIVO dos desafios
TODO assunto tem dois lados, um positivo e um negativo, e se você está acostumado(a) a olhar sempre o ruim, com certeza, não conseguirá ser um(a) bom(a) empreendedor(a).
Veja sempre uma oportunidade, onde as outras pessoas enxergam problemas, imagine que cada desafio é uma forma de aprender algo novo e evoluir.
O ferro precisa ser aquecido até a exaustão para poder ser forjado, e muitas vezes as coisas negativas que acontecem são apenas para testar sua mente no quesito “não desistir”.
Por isso, veja sempre o lado positivo de tudo que acontece, e isso vale para qualquer coisa, não só para os negócios, as pessoas que vem mais as coisas positivas tem mais alegria e maior qualidade de vida.
6 – CRIE soluções
Pessoas com mente empreendedora conseguem criar soluções inovadoras, e estão sempre prestando atenção na movimentação do mercado, procurando novos desafios.
Às vezes, na primeira impressão, uma coisa pode não parecer muito viável, e é por isso que ter uma mente mais aberta permitirá enxergar a situação de vários ângulos, e então encontrar uma forma de aproveitar, ou largar de vez se não for mesmo bom.
Existem milhões de pessoas no mundo, e muitas delas fazem parte de grupos que possuem necessidades (dores) que não são atendidas pelo mercado, uma mente aberta e inovadora consegue criar soluções e sair na frente da concorrência.
7 – Dedique tempo ao LAZER e descanso
Muita gente acha que começar um negócio é se tornar escravo do trabalho, e isso não poderia estar mais longe da verdade, pois em um curto espaço de tempo essa atitude pode custar bem caro.
É importante dormir adequadamente (pelo menos, 8 horas por noite), se alimentar de forma saudável, ter momentos de lazer e descanso, fazer coisas prazerosas para aliviar a mente e relaxar.
Não sinta culpa por ficar alguns minutos por dia sem fazer nada, permita-se respirar ar puro, saia na natureza, tome um café, ou um suco, e SINTA o mundo ao seu redor de forma plena.
É comprovado cientificamente que uma mente que possui momentos de descanso, consegue pensar melhor em situações desafiadoras, então não se sobrecarregue, tire algum tempo para passar momentos de qualidade e alegria.
Como você viu, é possível treinar a mente para pensar de forma mais aberta e voltada para o empreendedorismo.
Desejo que esse artigo falando sobre a mente empreendedora ajude você desenvolver pensamentos cada vez melhores e ter mais sucesso em seu negócio!
Sobre o Autor
0 Comentários